quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

GLOBALIZAÇÃO E O ESPAÇO GEOGRAFICO


O avanço da globalização promoveu uma drástica mudança na forma como muitos seres humanos se relacionam com o espaço geográfico. Outras dimensões da globalização, como a socioeconômica, a cultural e a política, estão permanentemente atravessadas pela dimensão espacial, ou melhor, todas elas se materializam no espaço geográfico. O espaço geográfico seria, então, a paisagem animada pela sociedade, à materialização da relação sociedade-natureza.
“ O espaço é hoje um sistema de objetos cada vez mais artificiais, povoado por sistemas de ações igualmente imbuídos de artificialidade, e cada vez mais tendente a fins estranhos ao lugar e aos seus habitantes”(Santos, 1996, p.51).
Com avanço das técnicas, o espaço geográfico ampliou-se horizontal e verticalmente. Hoje, com os diversos satélites em órbita da Terra - de comunicação, de observação terrestre e do GPS, uma faixa cada vez maior do espaço sideral foi incorporada ao espaço geográfico, já que está sendo ocupada e valorizada pelo homem.
A globalização é um fenômeno desigual não somente do ponto de vista geográfico, mas também quanto á velocidade dos fluxos que a compõem. O setor mais globalizado é o de informações, mas apesar do enorme crescimento, o fluxo de informações é extremamente desigual do ponto de vista geográfico.